sábado, 12 de agosto de 2017

Desidratar Tomate




É intenção cá de casa de evitar o desperdício, e depois de o filho mais velho ter tido a tarefa de nas férias da páscoa, regar e arrancar as ervas aos tomateiros, nestas férias no inicio atar...e temos tomate biológico em abundância.
Segundo a minha avó Albertina, que era cozinheira "no tempo do tomate não existem más cozinheiras...". Então toca a guardar para prolongar a época.
De facto adoro tomate, como como se fosse maçã.
Já conhecem o post antigo no blog Enfrascar o Verão. Tudo isto integra o conceito de slowfood que tanto se fala.

Desta vez desidratámos tomate. Super eficiente, um balde de tomates, deu uma taça.

Passo a explicar, é necessário
  • Tomate bem maduro, o chucha é excelente por ser duro não derrete tanto, o tomate cereja fica bem bonito inteiro. Quanto mais grosso mais dificil secar.
  •  Tabuleiro e/ou glelha de forno 
  • Sal grosso
  • Temperos à escolha
  • Azeite
Preparação:
Corte a ponta do tomate e depois a meio de forma a retirar as sementes com facilidade das cavidades, polvilhe com sal que ajuda a libertar agua e coloque a escorrer virado para baixo na grelha para enxugar o mais possível e com o tabuleiro debaixo. Pode deixar umas horas ou prosseguir de seguida.


Existe a possibilidade de polvilhar com açúcar também ajuda a desidratar. de seguida pode temperar ao gosto. Ralar alho por exemplo:



Com orégãos, mangericão, tomilho, é só escolher... alecrim. não tudo ao mesmo tempo, aromatizar ao gosto.






Hoje esteve um dia tórrido, estiveram ao sol, mas o processo dura dias. Se não estiver muito calor corre o risco de azedar ou ganhar mosquitos. Tenha a certeza que o sol não falha.
Se colocar directo no tabuleiro, passe uma muito fina camada de azeite para não pegar.

Ao fim do dia coloquei umas ramas no forno a lenha sem aquecer muito e ficaram a secar durante a noite, de manhã voltaram para o sol.

º

Esta é a versão mais ecco friendly.
Se apenas tiver a possibilidade de usar forno eléctrico aproveite para fazer comida de forno e depois coloque os tabuleiros no forno depois de desligar para aproveitar o calor.
Se quiser uma maneira mais rápida embora menos eficiente, coloque no forno a 80 /90 º e coloque um garfo a forçar a abertura. e deixe por horas. 
Independentemente do processo, deve virar os tomates para que sedidratem de forma gradual e homogénea. 
Se for em tabuleiro deve retirar a água acumulada que liberta, a grelha é melhor porque o calor circula a toda a volta e a agua do tomate pinga no tabuleiro. 

Depois pode guardar em saquinhos de papel ou num frasquinho com azeite.
Neste coloquei alecrim e dois dentes de alho. O azeite depois é um tempero excelente também.



Pode guardar seis meses e dependendo se está bem seco ou não, e da quantidade de sal e açucar, pode durar mais tempo.


Sem comentários:

Enviar um comentário