terça-feira, 24 de novembro de 2015

Maternidade real tem lágrimas e paixão

Ser mãe no mundo virtual é maravilhoso, no mundo real também!
E a desilusão a frustração connosco, com o companheiro? As questões que surgem que parece não termos resposta. É certo que ser mãe é uma das experiências mais maravilhosas que pode acontecer a uma mulher. Mas não se é menos mulher se não se tem filhos, ou mais mulher porque os tem. Muda sim o grau de responsabilidade. O nosso tempo, a nossa tomada de decisão muda de dono, e passa para fora de nós.
Poderá ser polémica esta forma de expressão sobre a maternidade. Já por várias vezes me revi no rosto de algumas mulheres que contacto e que têm aquela expressão "... tenho tudo para ser feliz e sou, e não me posso queixar, mas sinto-me menos inteligente, incompetente como esposa, não sei tomar as melhores decisões....". A mãe que nunca sentiu que atire a primeira pedra.
Ajudem-me a divulgar também o que é a maternidade real. Não pelo lado da depressão e escuridão, mas pelo lado de que sentimentos opostos podem acontecer no nosso coração, e isso não tem nada de errado. Pelo lado de que o meu corpo está diferente mas vai mudar e quando parar de mudar e ficar de determinada forma vou aprender a gostar de como é e sentir-me feliz por me aceitar. Pelo lado de que não consigo fazer nenhum trabalho que seja intelectualmente mais exigente, porque não tenho dormido o suficiente e não se passa nada de mal com o meu cérebro, as hormonas lentificam-me para me proteger a mim e ao bebé. O meu marido está a sentir o mesmo que eu, mas mesmo assim vou ter que lhe pedir que me compreenda porque a nova realidade, e a nova felicidade está em construção, não se instala e "já está!", a nova realidade encaixa onde não sabíamos que era possível acontecer: na sala, no meio da nossa cama, na cozinha, na família, atravessa-se no caminho dos nossos amigos e ferra-se no nosso coração...
Queridas amigas mamãs, curtam a tristeza, não se envergonhem, mas a seguir desfrutem da euforia do amor, que nos embriaga e por vezes nos faz esquecer que somos pessoas também! E mostrem-se a outras mães como mães reais, e não mães virtuais, olhem os filhos nos olhos e não através da câmara do telemóvel, abracem o companheiro a agradeçam também o facto de ter criado um clone em vós, chamado Mamã e que não vos pode tirar a identidade mas melhorá-la apenas.

2 comentários:

  1. É isto mesmo, a adaptação á maternidade não é fácil, por muito que desejássemos ter filhos depois nem tudo são rosas.
    Parabéns pelo texto Mamã Natureza !

    ResponderEliminar